segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

A situação do time e como o Knicks de 1999 pode ser um exemplo

O Knicks desperdiçou outra grande atuação de Anthony.
Neste sábado, o Knicks perdeu para o Hawks, que vinha de oito derrotas seguidas e estava sem dois de seus principais jogadores, e agora está 5.5 jogos atrás da 8° colocado, o primeiro na zona de Playoffs (que, ironicamente, é o próprio Hawks).

Com isso, muitos já estão dando como certo que esse time não estará nos Playoffs. Isso é errado? Não. A distancia é grande, o time como um todo não vem jogando bem (apesar do potencial) e mesmo com grandes partidas de Carmelo Anthony, não consegue vencer. Mas nada está garantido, ainda.

E como exemplo, temos o Knicks de 1998-1999. Aquele time é lembrado por ser o primeiro 8° colocado na historia a chegar em uma final da NBA. Claro que é totalmente normal lembrarmos do game-winner do Allan Houston ou do Larry Johnson invés disso, mas muitos esquecem ou até mesmo não sabem a dificuldade que aquela equipe teve para garantir a 8° colocação do Leste.
Existiam duvidas se Houston e Sprewell poderiam jogar juntos.
Antes da temporada 1998-99 começar, a maioria dos torcedores estava animada, com esperanças no time, que tinha mantido os titulares Larry Johnson e Patrick Ewing, mas trocado os históricos Charles Oakley e John Starks por Marcus Camby e Latrell Sprewell (diferentes trocas com times diferentes) e contratado Kurt Thomas. Enquanto isso, Ewing (que já tinha 36 anos) ficava correndo atrás de um acordo entre NBA e os jogadores, ficando sem tempo para treinar. Aquele temporada só teve 50 jogos, vitima desse impasse entre as partes.  

Aquele time tinha potencial, mas a temporada regular foi um desastre. O elenco era bom, mas tinha tanto drama acontecendo e eles simplesmente não estavam jogando o que podiam (isso não te lembra algum outro time?). Van Gundy não teve tempo para ajeitar as novas contratações e o time não conseguia render como esperado. Após ficar meses parado, geralmente em reuniões, Ewing parecia não ser o mesmo. Ele estava fora de forma, mais velho e não tinha entrosamento com o elenco. Para piorar, JVG não usava Camby, pois não o achava um bom jogador.

Ewing e Sprewell perderam vários jogos por lesões. Depois de uma derrota para o pior time da temporada (isso te lembra alguma outra equipe?), o Chicago Bulls, parecia que não veríamos Playoffs em NY naquele ano (seria a primeira vez em mais de uma década).

"Ninguém lembra, mas precisávamos vencer seis dos últimos oito jogos só para conseguir a 8° colocação. Entrando naqueles jogos, sabíamos que aquilo era nosso Playoffs." - Allan Houston, membro daquele time, em entrevista ao MSG Networks.

O time entrou nesses últimos jogos com outra atitude, garantindo a ida aos Playoffs, o que acabaria sendo um dos melhores momentos da historia da franquia, graças a pós-temporada histórica.

Eu estou garantindo que o Knicks vai aos Playoffs nessa temporada? Não, longe disso. Só estou dizendo que nada está perdido ainda, apesar da desconfiança de todos. Claro que o time de 99 tinha técnico, elenco, torcida apoiando (bem, praticamente tudo) melhor, mas isso pode ser um exemplo para os jogadores.  

Informações via NY Knicks Brasil, Basketball Reference e MSG Networks.

Um comentário:

  1. Infelizmente o time que pra mim já é fraco por causa de alguns jogadores que estão muito mal nesta temporada, não se acerta nem com ótima atuações do Carmelo.

    ResponderExcluir