segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Lendas do Knicks - #19 Willis Reed


Nome: Willis Reed Jr.
Posição: C (Center - Pivô)
Altura: 6'9 (2,05m)
Draft: Draftado pelo Knicks com a 8° pick no draft de 1964
Médias com o Knicks: 18.7 PPG (47.6% FG - 74% FT), 12.9 RPG, 1.8 APG, 1.1 BPG.

Honras: 1964-54 All Rookie Team e Rookie of The Year, 1967-71 All-NBA Team, 1969-70 All-Defensive NBA Team, 1969-70 All-Star Game MVP, 1969-70 NBA MVP e Finals MVP, 1972-73 Finals MVP. Eleito para o Hall da Fama.

Claro que o único jogador na história da franquia a ganhar o prêmio de melhor jogador da NBA em uma temporada não podia ficar de fora de uma lista de lendas do Knicks. O capitão começou e terminou a carreira em New York e foi muito importante.

Essa história já começa de uma maneira não habitual. É estranho pensar que um jogador que foi draftado na segunda rodada possa ser considerado o melhor da franquia, ainda mais sendo o Knicks. Mas eram outros tempos (se você acha o draft de hoje da NBA estranho e/ou difícil de acompanhar, é porque nunca viu o draft nos anos 60), somente nove jogadores foram escolhidos na sua frente e, pelo que ele fez, vale a discussão.

Reed mostrou o que era capaz desde a sua primeira temporada. Já chegou sendo escolhido para o time de rookies e sendo eleito o novato do ano, com médias de 19.5 pontos e 14.7 rebotes por jogo. Mas não foi suficiente para chegar aos Playoffs, assim como na sua segunda temporada.

A primeira aparição nos Playoffs foi em 1967, que contou com um jogo de 38 pontos em 14 arremessos de Reed para impedir a varrida do Boston Celtics já na primeira rodada. O time era diferente das equipes das temporadas anteriores, jogadores como Walt Bellamy e Dick Barnett já estavam no elenco, ajudando. Mas o que realmente levantou a equipe foi o auge de Reed chegando. Ele teve médias de 20.9 pontos (48.9% FG) e 14.6 rebotes, sendo escolhido para o time da NBA, o que seria a primeira de cinco eleições consecutivas.

Ele fazia sua parte, mas faltava alguma coisa. O técnico Dick McGuire fazia o papel de "legal" e isso fazia com que os atletas simplesmente não o respeitassem. Podemos dizer que o Knicks simplesmente não tinha um time ainda, apenas um amontoado de pessoas. Nessa situação, Red Holzman assumiu a equipe na temporada 1967-68. E não acaba por aí. Já tínhamos draftado Walt Frazier para armar as jogadas, mas precisávamos de alguém que pudesse formar uma boa dupla com Reed no garrafão. E ele veio, atendendo pelo nome de Dave DeBusschere. Agora sim, o Knicks podia voltar a competir.

 A temporada 1968-69 marcaria o começo de uma grande rivalidade. Conseguiríamos uma campanha de 54 vitórias e 28 derrotas, terminando em 3°, e enfrentamos o líder da conferência Baltimore Bullets. Era de amplo conhecimento que o Bullets queria enfrentar o Knicks, o que deixou Frazier irritado. O armador deu uma declaração dizendo "eles nos querem? eles nos terão!". Clyde deu a resposta pela imprensa e Reed deu a resposta na quadra. Com impressionantes 35 pontos e 19 rebotes no jogo 3 e 43 pontos e 17 rebotes no jogo 4, o pivô foi o destaque da série e ajudou o Knicks a varrer o time de Baltimore. Isso mostrou para toda a NBA que uma nova era estava chegando em New York, e a prova disso veio logo um ano depois.

A temporada tinha acabado de começar, mas o time só falava de conseguir o troféu. Com razão, diga-se. O Knicks estava derrotando os adversários por 25-30 pontos, quebrando o recorde da NBA de mais vitórias consecutivas e apresentando um belo basquete. Willis Reed foi escolhido como o melhor jogador da temporada, por comandar o Knicks a sua melhor campanha em uma temporada regular em toda a história da franquia, com 60 vitórias e 22 derrotas. Até essa parte, ótimo. Mas quem seria o oponente na primeira rodada dos Playoffs? Claro que seria o Baltimore Bullets.

Talvez como (mais) uma resposta ao desdém de Baltimore na última temporada, Dave DeBusschere disse que o Knicks era o melhor time da NBA, e que não se importava com o adversário nos Playoffs. Mas a série dessa temporada não seria tão fácil como a da temporada passada. Foi nessa série que Reed fez um de seus melhores jogos, marcando 36 pontos e pegando 36 rebotes, ajudando o Knicks a ganhar o decisivo jogo 5 daquela série de 7 jogos. Depois de um 4-1 contra o Milwaukee Bucks, teríamos o Los Angeles Lakers de Elgin Baylor, Wilt Chamberlain e Jerry West pela frente na final da NBA.

Série empatada em 2-2, e de repente Willis Reed se machuca. Quando você tem um time digno de ser campeão, esse tipo de coisa pode ser compensada. E foi, com uma magnifica vitória, com excelente participação da torcida no Madison Square Garden. O Lakers ganharia o jogo 6, e a série voltaria para o Garden para o ultra decisivo jogo 7.

Talvez nada mostre mais a dedicação de Reed com o time quanto esse jogo, nem mesmo a briga com todos os jogadores do Lakers algumas temporadas antes ou a injeção de lidocaína que ele tomou para poder participar da série contra o Baltimore Bullets no ano seguinte. Ninguém sabia se ele seria capaz de jogar, e todos diziam que não teríamos chance se ele não entrasse em quadra. Willis tomou injeções de cortisona e foi para o jogo, marcando apenas 4 pontos, acertando os dois arremessos que tentou. Mas sua entrada mudou totalmente o paradigma, e o que estava sendo tratado como um jogo impossível virou uma vitória fácil. Finalmente podíamos gritar, o New York Knicks era campeão da NBA! E, por essa atuação, Willis conseguiu o MVP da final da NBA.

Infelizmente, não conseguiríamos repetir o feito na temporada 1970-71, mesmo esta sendo a última de Willis Reed com mais de 20 pontos por jogo de média. Derrotamos o Atlanta Hawks em uma série de 5 jogos, mas o Bullets, sedento por vingança, acabou com nossa temporada.

E o que faria o Knicks para voltarmos a eliminar o Bullets? Bem, Earl Monroe não estava nada satisfeito com o seu time, que foi derrotado facilmente pelo Bucks de Kareem Abdul-Jabbar na final. Sabendo disso, o Knicks foi atrás de Earl. Com isso, a bola passou mais tempo nas mãos dos armadores, assim como a responsabilidade de marcar pontos (o que, em partes, explica o declínio de Reed nesse quesito).

Com Earl "The Pearl" Monroe, o Knicks passou pelo Bullets na primeira rodada. Mas não paramos por aí, derrotamos o Boston Celtics e chegamos a mais uma final da NBA. Porem, ainda precisávamos de mais alguma coisa para chegarmos ao título (e, diga-se, a lesão de Dave DeBusschere não ajudou).

O Knicks tinha chegado a final, mas junto com a derrota nela veio a perda do favoritismo. Todos tratavam o Boston Celtics como favorito ao título, pela idade e talento do time. O Knicks não, eramos um time de veteranos, diziam.

Segundo uma declaração de Monroe, quando chegou ao Knicks ele pensou que seria difícil mudar o seu estilo para fazer parte daquele time já entrosado. Mas, pelo talento que tinha, podia jogar em qualquer situação. Acho que essa última parte pode muito bem ser usada para definir toda a equipe do Knicks daquela temporada.

Não eramos favoritos, mas certamente jogamos como se fossemos. Todos os jogadores fizeram um compromisso de voltar mais fortes na próxima temporada, e esse desejo foi alcançado com perfeição. Depois de uma boa temporada regular, que contou com momentos memoráveis, tivemos uma série relativamente fácil contra o Bullets antes de enfrentarmos o Celtics. O Knicks surpreendeu a todos e conseguiu abrir 3-1, mas Boston não iria se entregar tão facilmente e conseguiu empatar a série e forçar um decisivo jogo 7. O Knicks teria que enfrentar time e torcida se quisesse chegar em mais uma final.

O Celtics nunca tinha perdido um jogo 7 em casa. Sabendo disso, a imprensa tratava a vitória deles como certa. Mas, como diz o ditado popular, para tudo tem uma primeira vez. Esse jogo foi definido por Reed como "o jogo dos sonhos". Uma vitória relativamente fácil era algo que nem os torcedores mais otimistas esperavam. Mais uma vez, estávamos na final.

Essa série contra o Lakers foi totalmente diferente da final de 1970. Sim, perdemos a primeira partida, mas depois disso ganhamos quatro jogos seguidos. Simplesmente não houve tanta disputa quanto antes, e uma prova disso é que a confirmação do título veio no jogo 5 em Los Angeles. Mas o que interessa é que faturamos o troféu. Willis Reed mais uma vez foi eleito como o MVP de uma final, terminando o série com médias de 16.4 pontos, 9.7 rebotes e 2.6 assistências.

Willis Reed só jogou por mais uma temporada, ajudando o Knicks a conseguir uma campanha de 49 vitórias e 33 derrotas. Três anos depois, ele aceitou o cargo de técnico e New York participaria de uma série de Playoffs mais uma vez, depois de dois anos ficando de fora. O seu número 19 foi aposentado pela franquia no dia 21 de outubro de 1976. Ele foi introduzido ao Hall da Fama em 1982.

Para conhecer mais sobre o jogador e a história do Knicks, recomendo o documentário When The Garden Was Eden da ESPN (se você entende pelo menos um pouco de inglês) e a série de posts intitulada Knickstória do Knicks Brasil.

PS: Não foi pelo Knicks, mas é interessante lembrar que Reed também foi MVP do All Star Game de 1970. Com isso, ele se tornou o primeiro jogador a conseguir os três MVPs (da temporada regular, das finais e do ASG) em uma mesma temporada.

Um comentário:

  1. Que história esta do Reed, bons tempos aqueles do Knicks, hj nosso Knicks esta uma vergonha, td bem que era de se esperar uma temporada ruim, mas não tão desastrosa como a atual, e olha que sou muito otimista, mas com as ultimas notícias e tb esta trade deadline que ao meu ver perdemos dois jogadores de bom nível ja pensando do time da próxima temporada como o Dragic e o Reggie Jackson, já voltou meu pessimismo. Grande Abraço e GO NY!!! GO NY!!!!

    ResponderExcluir